Os Super-Poderes da Linhaça

Nem acredito que tem uma semana que não venho aqui. Essa semana voou e parece que não fiz nada. Ando num sono, sem vontade de fazer nada, e nem tenho feito muito mesmo. Eu não sabia que dava tanto sono no início da gravidez. Cada tempinho livre que tenho (e têm sido pouquíssimos), tenho aproveitado pra dormir. Mas eu não podia ficar mais tempo sem postar, eu gosto demais disso aqui e tava com saudade.

Então, como não tenho cozinhado muito, vou aproveitar pra falar um pouquinho da linhaça, que eu tinha comentado. Saiu na última edição da Revista Saúde um ótimo artigo sobre ela. O que eu vou escrever aqui veio de .

A linhaça, pra quem não sabe, é a semente do linho. Ela é rica em fibras, que aumentam a saciedade, e ainda tem substâncias que estimulam a produção de um hormônio controlador do apetite. Logo, pra quem quer emagrecer, ela é um forte aliado. Tá, mas e se a gente não precisa emagrecer, porque já estamos em ótima forma ( modesta hein!). Bom, ainda assim a versátil linhaça serve para nós. Ela é uma genuína fonte de ácido alfalinolênico, uma versão da gordura ômega-3. Além de proteger as artérias e os neurônios, o ômega-3 diminui o LDL, fortalece o sistema imunológico e evita processos inflamatórios. Como a dieta do brasileiro não é das mais ricas no nutriente, encontrado principalmente nos peixes de águas frias, investir na linhaça é uma alternativa para alcançar as cotas diárias.

E tem mais, outra substância da linhaça que merece atenção atende pelo nome de lignana. Trata-se de um composto fenólico com propriedades extremamente antioxidantes. Nos últimos anos, diversas pesquisas indicam que ele ajudaria a brecar a reprodução de células cancerosas, diminuindo o risco de tumores como os de mama, próstata e cólon. E o melhor: a linhaça está cheia dele. As lignanas também agem como fitoestrógenos, isso quer dizer que, no corpo, exercem as funções do hormônio feminino estrógeno. Assim, segundo alguns trabalhos, dariam uma ajuda e tanto para as mulheres que começam a enfrentar os primeiros sinais da menopausa, quando os níveis hormonais desabam.

E não para por aí não, se você quiser saber mais dá uma olhadinha na matéria da revista. Lá ainda ensina quanto e como comer a linhaça e conta outras curiosidades. Bora comer linhaça gente.

Comentários

Lauesg disse…
Oi Pauli! Prazer sentar à sua mesa! Gostei do blog!

Vi seu comentário no Tudo Gato! Dê uma espiada na sessão "comportamento"! Tem 4 posts "bem servidos" sobre relação entre bebês/crianças e gatos! Acho que vai gostar!

Quando colocamos esses posts minha esposa estava grávida. Agora nossa filha tem 3 meses e os bichanos a aceitam muito bem! :^D

Depois de ler os posts, se quiser, me manda um e-mail no tudogatotv@gmail.com que eu tiro algumas dúvidas remanescentes! rs...

Boa sorte!

Abraços!
Laurence Esgalha (Lauesg)
manjericota disse…
Sabe q eu colocava linhaça no mama da minha bebê qdo pequena....Amamentei pouquissimo tempo, então parti para todo o tipo de vitamina no reforço dela.

Bjus,
Dani
Figos & Funghis disse…
Pauli querida, parabéns pelo post sobre a linhaça! Está muito didático mesmo!
Obrigada pela visitinha no blog e pelos elogios. A Tiffany é realmente exigente, ama comer atum e...acredite: pão! Mas eu quase nunca dou, afinal de contas gatos tem que comer a comida que faz bem pra eles né!
E a gravidez, como está?
Bjokas
Anônimo disse…
Oi querida! Como vai o baby?
bjocas
hahaha! É quase um alimento mágico, hein?! Vou comprar e misturar em tudo! rsrs!
Paula Pacheco disse…
Pauli, toda vez que posso tento colocara linhaça em alguma comida em casa, o que vai sempre é no feijão, e as crianças comem muito bem e nem percebem. Coloquei uma vez numa receita de um pão ficou ótima também, e assim vou inventando moda com linhaça.
Espero que esteja super bem, vai mandando noticias sua e do baby que estamos no aguardo :)te cuida.
bjs
Paula
Naná Jacob disse…
oi Pauli..você sumiu querida... perdi o número do seu telefone, meu cel estragou... depois me passa de novo... e como anda o bebê?!!

Espero que tudo bem com toda a família... felicidades pra vcs
feliz ano novo

beijos
Carol disse…
Pauli!!!!
Como vai a vidinha de gravidinha!??!!?
Meus cupcakes ficaram tenebrosos!!! hahahaha ... Mas eu vou melhorar.. .rs.. é questão de pratica!!!
Adorei sua visita no meu blog!
Bjos!!!
Feliz 2010
Naná Jacob disse…
oi Pauli, tem selinho pra vc lá no meu blog..
beijos
Naná Jacob disse…
Oi Pauli....
linda, perdi o número do seu tel.. o meu cel estragou...

me manda de novo por email

naayyara@hotmail.com

ah... estou aqui pensando no encontrão das blogueiras de goiânia... vc tem alguma idéia?

Beijos
Naná Jacob disse…
Oi Pauli, to quebrando a cabeça pra tentar marcar um dia, mas logo esse nosso encontro vai sair...
como está o bebê?
bjim
Renata disse…
Oi querida, tudo bem? Já faz um tempão que vc deixou um recado no meu blog e eu estava até agora te devendo uma resposta. Me desculpe!
Olha, eu ouvi muitos absurdos durante a gravidez, que eu tinha que mandar os gatos embora, que o bebê teria asma, que os gatos o arranhariam e posso te dizer com toda segurança que nada disso aconteceu. Desde que o André chegou os gatos aceitaram super bem. Eu os deixei por perto o tempo todo e não mudei em nada a rotina deles (continuaram dormindo na minha cama)! Hoje o André está com 1 ano e 8 meses e AMA os gatos. Aprendeu a respeitá-los e fazer carinho, sem nunca maltratá-los. A Ricota deixa o André fazer o que quiser e está sempre atrás dele. O Cheddar não quer muito papo com o André não e o André já entendeu "ele não gosta de tainho (carinho)!!". rsrsrs! Mas sempre foi tudo super tranquilo. E agora a Mariana tb chega e tenho certeza que vai ser ótimo e ela, assim como André, vai aprender desde cedo como é bom amar os bichinhos.
Parabéns pelo bebê e boa sorte com os gatinhos!
Renata
Cleo DC Rosa disse…
mas q delicinha de blog...amei...flor,adorei passar por aqui...bjinhos.

Postagens mais visitadas