Cocada Mineira




Sabe aquelas receitas que te surpreendem? Você até acha bonita, mas será que é tão boa quanto parece? Essa sobremesa de hoje é uma dessas. É muito mais gostosa do que eu imaginava. E fica tão bonita! Podem fazer em casa, sem erro, porque ela é muito fácil.

Vou explicar como este achado chegou até mim. No início do ano eu ganhei um liiindo calendário da Nestlê com uma receita para cada mês. É claro que eu combinei comigo mesma de seguir o calendário e fazer todas as receitas até o fim do ano, e também é claro que eu não consegui cumprir esse combinado. Muito pelo contrário, essa é a primeira, das 12 maravilhosas receitas, que eu preparo. É que logo que chegou o calendário, o Zé Luiz pediu que eu fizesse essa. Fui enrolando, enrolando, e acabei fazendo no mês certinho, setembro. Mas valeu a pena. Mudei só um tiquinho no preparo e a quantidade do chocolate. Vamos lá!




Cocada Mineira

Ingredientes
Cocada

- 1 pacote de coco seco ralado (100 g)
- 1 lata de leite condensado
- 3 gemas
- 1 colher (sopa) de margarina
Creme Liso
- 1 caixinha de creme de leite
- 250 g de chocolate meio amargo
Suspiro
- 3 claras
- 6 colheres (sopa) de açúcar

Preparo
Cocada - Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, por cerca de 6 minutos, sem parar de mexer. Reserve.
Creme Liso - Em uma vasilha, coloque o creme de leite e o chocolate picado e leve ao microondas, na potência média, por três minutos, mexendo na metade do tempo. Misture até obter um creme homogêneo. Reserve.
Suspiro - Com o batedor de ovos (ou na batedeira mesmo), bata as claras em neve, junte aos poucos o açúcar e continue batendo até formar um suspiro firme.
Montagem - Em um refratário (16 x 26 cm), coloque a cocada, cubra com o creme liso e finalize com o suspiro. Leve ao forno médio (230 ºC), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até dourar. Espere esfriar e leve à geladeira. Sirva gelado.

Dica
Não tente cortar antes de estar bem gelado, não dá certo (rsrsrsrs). Ah, eu usei um refratário redondo de mais ou menos 24 cm de diâmetro e ficou ótimo.

Comentários

Provolone disse…
Miau, Miau!
Dani disse…
Também tenho esse calendário e não preparei receita nenhuma ainda. Bom saber que essa da certo e é boa!
Naay Carvalho disse…
Eu já fiz!! Muito boa..
A combinação do meio amargo e o doce da cocada fica muito boa *U*
Anônimo disse…
Essa cocada é uma delicia já fiz várias vezes

Postagens mais visitadas