Pão Integral com Aveia e Linhaça (sem sovar)

 
Quem me conhece sabe que eu amo pão, de todos os tipos. Quando eu era mais nova, achava que fazer pão em casa era uma coisa bem difícil, que envolvia muito preparo e dava muito trabalho. A única pessoa que eu conhecia que tinha coragem de encarar essa missão era a minha vó, que fazia pão de vez em quando e era muito pão de uma vez só. Que delícia! Até que um dia eu tive coragem de tentar e fiz meu primeiro pão, o famoso pão de massa podre (que não é podre de verdade, pra alívio da Letícia). E o pão deu certo! De lá pra cá não resisti e tentei mais receitas, umas deram certo, outras nem tanto.

O 'mito' do pão difícil caiu, mas a mágica não. Ainda acho muito mágico a massa dobrar de tamanho e ficar fofinha. E o cheiro dele saindo do forno. Me sinto meio mágica quando faço pão. Meu pai diz que no dia que eu tô meio tristinha e calada é porque não fiz pão.

Hoje é dia de pão aqui em casa. Escolhi fazer o pão mais fácil que eu conheço, não precisa nem sovar, é pão pra iniciante mesmo. Essa é uma versão mais saudável feita especialmente para a Letícia, a Áurea e a Aline, que provaram e aprovaram a versão original. Ficou bem saboroso. É bom lembrar que como esse pão não é sovado, a estrutura dele assemelha-se a de um bolo mais firme. É que quando sovamos  o pão, ajudamos a desenvolver o glúten do trigo, que é responsável por dar elasticidade ao pão. Tô estudando gente.
 
 
Pão Integral com Aveia e Linhaça (sem sovar)

Ingredientes
- 1 1/2 tablete de fermento biológico fresco ou 10g de fermento biológico instantãneo
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar
- 1 1/2 xícara (chá) de leite morno
- 1 ovo
- 1/2 xícara de óleo
- 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca
- 1 xícara de (chá) de farinha de trigo integral
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de semente de linhaça
- 5 colheres (sopa) bem cheias de aveia

Preparo
Peneire as farinhas em uma tigela grande. Acrescente a linhaça, a aveia e o sal. Reserve. Misture os cinco primeiros ingredientes (pode ser no liquidificador) e despeje sobre a farinha. Mexa com uma colher de pau até ficar homogêneo. A massa fica bem pegajosa, mas não se preocupe, é assim  mesmo. Coloque a massa em uma forma de pão, untada e enfarinhada, cubra com um pano de prato limpo, e deixe crescer até dobrar de tamanho. Pode levar mais de 1 hora. Asse em forno médio pré-aquecido até dourar. Para saber se está bom bata com o dedo na superfície do pão, tem que fazer um som oco.
Se quiser que o pão fique mais dourado, pincele com gema de ovo. Hoje eu não fiz isso.

Dica
Se o tempo estiver frio, aqueça o forno por uns 3 minutos, desligue-o e deixe o pão crescer lá dentro. Dá super certo.
 

Comentários

Unknown disse…
Puxa filha, esse pão com aveia e linhaça é mesmo uma delícia, aliás como toda receita que vc faz, parabéns! Ah, espero ganhar um pão desse de presente no meu niver que tá chegando, hehehehe, bjus!
Unknown disse…
nooooosa1 opão ficou maior que a travessa! vou tentar tbm.
Anônimo disse…
Esta receita vai ficar uma delicia, gostei muito de seu site.

Boa sorte.
Manu Alves disse…
Paulina,
encontrei sua receita por acaso, procurando uma receita de pão integral que não precisasse sovar (é que eu ando meio preguiçosa hahaha)!
Daí, acabei encontrando o seu blog e esse outro, chama Cybercuka: reparei que a receita é idêntica e o texto também, mas tua data é mais antiga... não sei se eles copiaram ou se vc autorizou a reprodução da receita! Internet é meio complicado, eu sempre aviso quando encontro essas coisas.
De qq forma, fica o aviso!
bjbjbj
manu
Unknown disse…
Vou agora mesmo tentar fazer este pão.O que me chamou a atenção é não precisar sovar.Tenho tendinite e não consigo mais sovar, me doi muito as mãos, então este acredito que vai ser moleza.Depois conto como ficou.Beijos.Cláudia claudinhadeoliveira.blogspot.com me visitem e se quiserem me seguir ficaREI MUITO FELIZ.

Postagens mais visitadas