Bolo Mousse de Maracujá



Há pouco tempo, me deu uma vontade louca de bolo de aniversário, mas não podia ser qualquer um. Tinha que ser igual aos bolos de quando eu era criança. Então eu resolvi fazer. Usei mistura de bolo pronta, recheei de baba de moça de maracujá e cobri com glacê de claras azul bebê. Ficou muito engraçado, o Zé Luiz disse que parecia bolo feito por criança. Mas fiquei feliz de ter feito. Nem quis tanto comer, só de ver ele pronto fiquei satisfeita. Até a Letícia experimentou. Quem gostou mesmo foi o meu pai. Ele disse que lembrou dos casamentos que ele ia na infância, que duravam dias e tinham bolo enormes que, segundo ele, eram iguaizinhos ao meu. Adorei né?! Só não vou postar as fotos porque ele ficou esquisitinho mesmo, rsrsrs.

Isso tudo me rendeu uma encomenda. Minha mãe pediu pra eu fazer o bolo do niver dela. Só que ela não queria bolo de criança não. Lá vai eu atrás de uma boa receita de bolo que não esfarinhasse e nem se misturasse ao recheio e à cobertura (como aconteceu com o outro). Foi aí que me lembrei de uma receita de bolo esponja que eu havia lido no blog Prato Fundo, que aliás é um ótimo blog, que vale a pena acompanhar. Testei a receita antes e adorei. É muito bom mesmo. Escolhi o recheio, o mousse do post passado, e a cobertura, chantilly. Rendeu um bolo de três camadas, bem alto e delicioso. Fez o maior sucesso e recebi muitos elogios. E mais encomendas. Minha mãe disse que não compra bolo de aniversário mais não e meu cunhando, o Alexandre, quer um igualzinho no niver dele. Por falar nele, o Alex é uns dos apreciadores mais fiéis do meu infante blog e da minha cozinha. Obrigada Cherowbembs!



Ah, eu pensei que essa seria a primeira receita que eu iria obedecer à risca. Mas acabei não seguindo uma das orientações da receita e errando. Porém, contornei o problema e deu certo. É que o bolo deve ser assado em 2 formas de 20 cm de diâmetro (entende-se que seja ao mesmo tempo). Como eu tenho só uma forma, assei a metade da massa e ficou lindo. Só que quando fui assar a outra metade, ela tinha perdido a aeração e ficou bem fininha. Mas não deseperei, cortei o bolo mais alto em duas partes e fiz um bolo de três camadas ao invés de duas. Ficou melhor do que eu esperava. Bem, com autorização do Victor Hugo, aí vai a receita do bolo básico e o modo como eu preparei.

Bolo Mousse de Maracujá

Ingredientes
Bolo Básico

- 6 ovos (temperatura ambiente)
- 160g de farinha de trigo
- 160g de açúcar refinado
- 80g de manteiga derretida
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- Pitada de sal
- 1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional)

Recheio
- 1 receita de Mousse Chantilly de Maracujá

Calda
- 1 xícara (chá) de água
- açúcar a gosto
- 2 colheres (sopa) de conhaque
Chantilly
- 250g de creme de leite fresco
- 1 ou 2 colheres de açúcar


Preparo
Bolo Básico
Derreta a manteiga no microondas, em potência média, por 10 segundos, ou numa panela em fogo baixo. Não deixe queimar, reserve. Pré-aqueça o forno em 180ºC. Unte com óleo duas fôrmas de 20cm (diâmetro) e forre o fundo com papel manteiga, unte o papel também.

Peneire o açúcar. Numa tigela disponha os ovos, comece a bater em velocidade média e adicione o açúcar. Continue batendo por 15 minutos (em média). Este creme de ovos deve triplicar e ficar bem areado. Enquanto os ovos estiverem batendo, peneire a farinha de trigo, sal e o fermento em pó. Caso utilize o extrato de baunilha, acrescente-o na manteiga.


Quando os ovos atingirem o ponto indicado, desligue a batedeira. Acrescente a mistura de farinha de trigo em três etapas misturando com uma espátula (ou colher) grande. Não mexa demais, para que a areação dos ovos não se perca.

Coloque parte (cerca duas colheradas grandes) desta mistura de ovos e farinha sobre a manteiga derretida. Misture bem, deixe que fique homogêneo. Então, retorne para a mistura de ovos e mexa para incorporar. Lembrando de mexer somente o necessário.

Transfira a massa para as duas fôrmas previamente preparadas em partes iguais, o ideal que a massa seja pesada. Alise a superfície das massas e leve ao forno. Asse por 20-25 minutos a 180ºC, mas faça o teste do palito aos 20 minutos. Se saiu limpo, está bom. Deixe esfriar para desenformar.


Calda
Leve o acúcar e a água ao fogo até ferver. Acrescente o conhaque e deixe esfriar.

Chantilly
Bata o creme de leite fresco por 3 minutos na batedeira. Ainda com a batedeira ligada junte o açúcar e bata até ficar firme

Montagem

Corte os dois bolos ao meio. Sugiro que faça um bolo de três camadas e coma o que sobrar do bolo, puro mesmo, é muito bom. Se tiver assado um bolo de cada vez como eu, corte só o bolo mais alto e resolvido.

Forre a forma em que assou o bolo com papel alumínio, de forma que sobre papel para fora. Coloque dentro uma camada de bolo, molhe-o com a calda e despeje a metade do recheio. Leve à geladeira para firmar. Repita o processo. Por último, coloque a última camada de bolo, molhada na parte que ficará em contato com o recheio. Feche com as bordas do papel alumínio e leve à geladeira por algumas horas. Deixei o dia todo.

Desenforme sobre o prato de servir. Retire o papel alumínio e com uma espátula tire as rebarbas de recheio. Cubra com o chantilly. Dá uma camadinha bem fina. Decore a gosto. Eu coloquei chocolate granulado, pois foi o que consegui de última hora.


"Mamãe, feliz aniversário! Te amo de montão!"

Comentários

Naná Jacob disse…
hum...isso deve ser muito gostoso... nesse fim de semana fiz o mousse chantili de maracujá.... e foi só elogios... vou reproduzir sua receita no meu blog tá?
mas te dou todos os créditos...
beijooos
Pauli disse…
Que legal!
Fico muito feliz de terem gostado.
Pode reproduzir sim.
Bjim
Fabrícia disse…
Ficou lindão ... e delicioso com certeza. Parabéns para a mamãe ...
Beijocas.
Lucimar disse…
Esse bolo é delicioso, o mais gostoso que já comi até hoje!
Parabéns filha e muito obrigada pelo presente que foi esse bolo, bjus!
Paula Pacheco disse…
Pauli, já anotei a receita e a moussse também, dá mesmo uma diferença fazer a mousse com chantily,não vejo a hora de fazer...parabens pelo aniversario da mamy,
bjs
Paula
Pam disse…
ai que bolo lindo, ficou tão retinho, e parece ser uma delicia e refrescante, adorei

beijinhos
Pauli disse…
Fabrícia - Obrigada Fabi. Bjos
Mamãe - A senhora merece. Te amo demais!
Paula - Faz sim. Fica muito bom! Obrigada pela mamãe.
Pam - É uma delícia sim. Mas espero ainda fazer bolos tão bonitos quanto os seus. Bjim
Alexandre Vaz disse…
Não pude deixar de sentar-me a mesa pra comer esse maravilhoso bolo. Acho que posso dizer que comi pelo menos 1/5 do bolo...ehheheh...

Muito bom msm!

Tô começando a ter certeza de que a Pauliana é a minha cozinheira favorita. Evidentemente um dom.

Parabéns Pauliana, o blog tá cada vez melhor
Pauli disse…
Alexandre - Que honra! A sua mãe não pode saber disso rsrsrs. Obrigada Alexandre. Fiquei até vermelha.
Anônimo disse…
Olá,
Adorei as dicas do seu blog.
Agora fiquei na dúvida quanto o recheio da mousse...eu coloco no bolo já gelada? Ou ñ precisa gelar?

Postagens mais visitadas