Comida de Aniversário: Patês Variados



Virou meio que tradição aqui em casa que no niver do Zé Luiz eu tomo conta. Então eu faço tudo, tudo mesmo, salgadinhos, torta, etc. Igual festa de quando a gente era criança. Em contrapartida, o meu aniversário fica por conta dele. E ele, com todo o amor e dedicação que ele tem, encomenda os melhores salgadinhos e bolo que encontra. E eu adoro, porque ele faz tudo direitinho :) Apesar de ele cozinhar muito bem, ele não tem esse ânimo todo que eu tenho pra passar dois dias na cozinha... Mas neste aniversário eu resolvi cuidar de tudo (menos dos sucos, que é tarefa de homem rsrsrsrs). Mas como eu não estava de folga do trabalho, escolhi um cardápio bem prático.



Hoje vou postar as receitas dos patês que servi com pãezinhos de leite. Os primeiros eu fiz no dia mesmo, mas os pães fiz de véspera. Não usei maionese em nenhum dos patês. Fica bem melhor. Mais leve e menos enjoativo. Não se pode dizer que fica light, mas mais saudável acho que sim. Fiz assim, pela primeira vez, num recital do Zé Luiz, logo no início do nosso casamento. E foi o maior sucesso. São três: Tomate (o que eu mais gosto), Frango e Atum.

Patê de Tomate

Ingredientes
- 8 tomates bem maduros
- 2 colheres de manteiga
- 1 cebola média ralada
- 2 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta a gosto
- Cheiro-verde picadinho
- 1 copo de leite
- 2 colheres de farinha de trigo

Preparo
Em uma panela derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho. Coloque os tomates sem peles e sem sementes, bem picadinhos. Quando estiver bem incorporado, coloque o leite com a farinha de trigo e cozinhe por 3 minutos. Acrescente a salsinha. Deixe esfriar colocando um insufilme em cima para não criar casca.


Patê de Frango

Ingredientes
- 1 peito de frango cozido e desfiado (eu cozinho só com sal)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola média ralada
- 2 dentes de alho amassados
- Cheiro-verde picadinho
- 1 colher (sobremesa) de mostarda
- Sal e pimenta a gosto
- Molho inglês a gosto
- 1 caixinha de creme de leite

Preparo
Em uma panela derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho. Acrescente o frango e o restante dos temperos e misture. Incorpore o creme de leite. Pode ser servido quente ou frio.


Patê de Atum

Ingredientes
- 1 lata de atum
- 1 copo de requeijão cremoso

Preparo
Misture bem com um garfo. Só isso.

Obs.: Os patês de tomate e frango renderam duas tigelas (como as da foto) e o de atum, uma tigela.

Comentários

Naná Jacob disse…
hum....adoro patêzinhos.....
quando tiver alguma coisinha lá em casa vou tentar fazer....
Obrigada mais uma vez pela ajuda.. estou ansiosa pra conhecer a empresa..hehe...
beijoooss

tenha um ótimo fim de semana
Vou aproveitar essas receitas no meu aniversário. O patê de atum, então! rsrsrs, com certeza vai ter!

Tem selinho pra vc no blog!
Beijo!
Unknown disse…
nossa pauliana... tô amando o blog. Tanta coisa gostosa, quero tentar fazer tudo...rsrsrs
ah nem, pena não ter dado pra ir no seu niver na segunda, mas não esqueci...
saudades.. bjos
Fernanda disse…
Paulinha
Adorei os patés! Aqui em casa evito usar maionese tb, mas às vezes acaba acontecendo!
Bom feriadão e beijos pra ti e para o bichano!
Pauli disse…
Nana - Faz sim! É super prático e rende bastante. Bjão
Letticiae - O de atum dá até pra criança fazer rsrsrs Que dia é o niver?
JeaneQue alegria ter você aqui! Tá perdoada por segunda. Só não pode repetir! Bjos
FernandaNem sempre a gente consegue colocar em prática nossa convicções hehehe. Acontece! Bjos a toda a família humano-felina.
marketing disse…
HI
Great post! and incredible blog ! Very helpful post! I must say. Simple & interesting. Wonderful work!
thank you!
Network Champion Book is defined as the act of making contact and exchanging information with other people, groups and institutions to develop mutually beneficial relationships, or to access and share information between computers. There are a lot of people who are looking for the knowledge of networking books so i am here to highlight a best book for you.

Postagens mais visitadas