Para um Bom Pão

Oi gente! Trouxe algumas dicas pra facilitar o preparo de uma boa massa de pão e diminuir as chances de erro. Essas dicas são da Coleção Dona Benta e me ajudaram muito. Por falar na coleção, é uma ótima aquisição para quem gosta de se aventurar na cozinha, mas ainda não tem muito conhecimento das técnicas básicas. E o melhor, é vendida em fascículos bem baratinhos. Dá pra comprar aos poucos para formar toda a coleção ou só aqueles que interessa.

Espero que gostem das dicas e façam ótimos pães. Aí vão:

- Antes de iniciar uma receita, verifique se possui todos os ingredientes. Caso algum esteja em falta, cheque o que há na despensa e use a criatividade para fazer substituições.

- Separe todos os ingredientes na quantidade indicada na receita antes de "colocar a mão na massa".

- Separe uma quantidade extra de farinha e de água ou leite para ajustar o ponto da massa se necessário, pois a consistência varia de acordo com o tamanho do ovo, o tipo de manteiga ou margarina, o teor de umidade da farinha e até com as condições do tempo. As medidas indicadas são aproximadas, testadas sob condições específicas. O importante é obter uma massa lisa, macia e fácil de estender com o rolo ou com as mãos.

- Inicialmente use uma colher para misturar os ingredientes e depois mantenha as mãos enfarinhadas enquanto sova para não ter a ilusão de que a massa está mole (Essa dica é ótima).

- Água ou leite mornos devem ter a temperatura quase fria. Quando quentes, reduzem o potencial do fermento e impedem que a massa cresça de forma adequada e o pão fique fofinho.

- As massa devem ser bem sovadas e repousar cobertas com plástico para fermentar até dobrarem de volume. O período necessário para que isso ocorra varia de acordo com a temperatura ambiente.

- Preaqueça o forno por 10 a 15  minutos antes de assar os pães. As temperaturas e o tempo de forno indicados na receita podem variar de forno para forno. Quanto menor o pão menor o tempo para assar. Fique de olho!



Dica Extra da Pauli
Essa é pra quem mora aqui na sequidão de Goiás (rsrsrsrsrs). Depois que passei a diminuir a quantidade de farinha pedida nas receitas meus pães ficaram bem mais fofinhos. A maioria das receitas são testadas em regiões mais úmidas, como São Paulo e Rio, como aqui o tempo é sempre seco podemos colocar menos farinha para a massa não ficar seca e pesada.

Comentários

ameixa seca disse…
Olá! Vim agradecer a visita e o comentário que deixaste no meu blog! Adoro pão mas como não gosto de amassar, tenho uma máquina de pão que facilita muito :)
Carol disse…
Olá! Vim agradecer a visita e o comentário que deixaste no meu blog!
Adorei a dica do pão!!!
Naná Jacob disse…
oi Pauli...quando li seu comentário quase morri de alegria... se isso é possível....
noossa...se ele puder nos receber na empresa, eu gostaria muito de conhecer os processos fisicamente, e fazer uma análise também.. como ele sendo um possível concorrente...
não tinha ouvido falar ainda dessa empresa, mas fiquei muito feliz com a sua notícia...e ficarei muito grata se puderem me ajudar....
se possível me liga
32401740 -meu nome é Nayara
beijos querida
muito obrigada pela ajuda
Adorei o comentário com beijo especial pra mim lá no Colcha de retalhos....hehehe...é bom demais ter o reconhecimento dos conterrâneos..heheh..
Sobre os pães, adorei as dicas... ganhei uma máquina de pão de casamento e até hoje não estreei..rsrs
um dia ainda crio coragem...
beijos querida
tenha um ótimo dia
Lá de casa disse…
Olá!!! Obrigada pela visita lá em casa... Eu adoro conhecer pessoas que gostam tanto de comidinhas quanto eu e hoje em dia vejo que os adeptos são cada vez mais!

Eu tenho um livro gigantesco da D. Benta e as receitas da época da minha avó estão lá. É uma viagem tão legal a minha infância!

Beijos,
Lu
Sarah disse…
Oi Pauli! Obrigada pela visita e elogios! Adoro o Goias!Tô aqui no quadradinho ao lado!rs

Adorei seu blog!!!

Bjos
Sarah disse…
Ah...tb tenho esses livrinhos dona benta!adoro!
Paula Pacheco disse…
Pauli, ótims dicas, faço pães mas é sempre bom relembrar..adorei o post, um dia ainda compro um livro da Da. Benta,
bjs
Paula
Pauli disse…
Ameixa Seca - Ainda terei uma dessas, mas eu gosto de por a mão na massa mesmo.
Carol - Obrigada pela visita também. Essas dicas ajudam muito.
Pauli disse…
Nana - Que bom que posso te ajudar. Vou te ligar sim. Não espera não, inaugura logo essa máquina :)
Lu - Viajar no passado através da comida é muito bom... A sua "casa" é muito legal!
Sarinha - Estamos pertinho então. Esse livrinhos não são ótimos? Bjos
Paula - Que bom que gostou :) Se comprar o livro não vai se arrepender.

Postagens mais visitadas