Sorvete de Jabuticaba

Há algumas semanas eu queria fazer essa receita, mas tava sem tempo pra procurar jabuticaba. No feriado fomos ao acampamento da igreja e eu comentei que precisava de jabuticaba, foi engraçado porque acharam que eu estava com desejo de grávida (Ainda não...). O pastor Hermes disse que ia comprar e comprou mesmo, pra todo mundo. Mas essas nós chupamos, estavam bem docinhas. Até que na semana passada eu fui à feira e encontrei as pretinhas. Ainda bem, porque o vendedor dissse que eram as últimas da temporada. Quase que fica pro ano que vem.

Esse é o segundo sorvete que eu faço na minha vida (enorme rsrsrsrs), o primeiro foi de morango. E eu gostei tanto dessa brincadeira que acho que nem compro sorvete mais. Feito em casa, com a fruta fresca é beeem melhor. Que o diga o príncipe dessa casa. Esta receita é uma adaptação minha daqui. Fica uma delícia, com sabor bem forte da fruta. Experimentem!

Sorvete de Jabuticaba

Ingredientes
- 500g de jabuticaba
- 1 lata de leite condensado
- A mesma medida de leite
- 1 caixinha de creme de leite (200 g) (A receita original não pede e eu não coloquei dessa vez, mas acho que ficaria bem melhor pra tornar o sabor mais suave e a textura mais cremosa).

Preparo
Aperte as frutas com os dedos e leve a polpa com as cascas ao fogo baixo por cerca de 10 minutos. Bata em um liquidificador e passe por uma peneira (Só faça isso se tiver uma boa peneira, de preferência de inox e com furos grandes, se não vai entupir com a polpa grossa e barrar o suco, como aconteceu comigo).

Devolva o suco no liquidificador e bata com o leite condensado, o leite e o creme de leite (Eu devolvi tudo ao liquidificador, com casca mesmo, e bati bastante antes de colocar os outros ingredientes. Desisti de lutar contra a peneira).

Despeje em um recipiente refratário, cubra com filme plástico e leve ao freezer até endurecer. Retire e bata novamente no liquidificador (Prefiro a batedeira. Se repetir essa etapa fica bem mais cremoso. Ah, pode ser feito na sorveteira também). Leve ao freezer até endurecer. Sirva.

Tô com vontade de sorvete de chocolate agora...

Comentários

Lindo! Taí outra coisa que eu nunca tentei fazer: sorvete.
Mas eu amo jabuticaba! Quem sabe um dia eu tento...
Carol disse…
Adorei!!!!
Amo jabuticaba!!! Neste ano fizemos geléia com as que deram aqui no quintal!
Bjos
Alexandre Vaz disse…
Paulina como vc faz um sorvete desses e não me chama?? heheheh, brincadeira...mas tava aqui pensando: será que um bolo como aquele de maracujá, só que de jabuticaba, daria certo?? Deve ficar gostoso...ehehhe...

bjaum
Pauli disse…
Letticia - Tenta sim! É muito fácil e fica delicioso :)
Carol - Jabuticaba no próprio quintal? Você é abençoada! Bjos
Alexandre - Ainda tem um tiquim, pode vir! Seria um bolo exótico, mas porque não? Agora só na próxima temporada pra descobrir, né?! Bjão
Ana Leticia disse…
Bom, eu provei e posso afirmar que ficou uma delícia!Até parece que você está chupando a jabuticaba e não tomando o sorvete. Receita aprovadíssima.

Depois procura uma receita de sorvete de Kiwi...acho que ficaria muito bom! E me chama pra experimentar, rs

Bjus.
Leiko disse…
Oi...fiz o sorvete hj...ficou divino...coloquei creme de leite...bati primeiro na batedeira e a segunda no liquidificador...amo jabuticaba...fiz com as graudas que meu marido trouxe de uma chacara.....aqui em casa tenho dois pes..ainda pequenos mas que ja produzem um pouco...tenho uma comunidade no orkut de receitas,e coloquei foto e postei a sua receita(com os devidos creditos e link do teu blog),.espero que não se importe...
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98702404
Michele disse…
A postagem da receita é antiga, mas ainda hoje deliciosa. A dica da peneira foi bem importante. Obrigada! Vou testar sem levar ao fogo para ver se há diferença.

Postagens mais visitadas