Comida de Aniversário: Torta Trufa de Chocolate



Esse é o último post com as receitas que preparei no meu aniversário. E dessa vez é o prato principal. Porque o mais esperado da festa não são os pratos salgados, mas o bolo. Ah, sim. O bolo! Que o diga minha mãe. Aniversário sem bolo não é aniversário, não é mesmo? Mas na verdade, de bolo mesmo, essa receita não tem nada só tem uma camada bem fininha. O resto é pura trufa de chocolate. Nem preciso falar que fez o maior sucesso, né?!

Essa receita veio de um livro com o sugestivo nome "Chocolate", que ganhei do meu amor no Natal. O livro veio com um mini aparelho de fondue liiiindo. Cada receita tem uma foto. E que fotos! Fiz poucas receitas dele porque é em inglês e eu não sou tão expert assim. Mas traduzi essa sozinha. Pena que as minhas fotos não ficaram tão boas.

Agora não vejo a hora de ter outro motivo pra mais festa com um cardápio bem legal... No próximo post tem os selinhos que ganhei. Bjos.



Torta Trufa de Chocolate

Ingredientes
Bolo (Sponge)
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar refinado
- 2 ovos
- 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/4 de xícara (chá) de cacau em pó (eu usei chocolate em pó)
- 4 colheres (sopa) de café forte (pronto)
- 2 colheres (sopa) de conhaque

Trufa
- 2 1/2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- 500g de chocolate meio amargo quebrado em pedaços (usei metade ao leite e metade meio amargo)

Para decorar
- cacau em pó (eu usei chocolate em pó)
- açúcar de confeiteiro

Preparo
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Unte uma forma de 23 cm de diâmetro e cubra o fundo com papel manteiga untado. (Se a forma for de fundo falso melhor. Se não, também dá certo. Fiz com forma normal). Bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume (a receita original pede pra aquecer em banho-maria antes, não fiz). Peneire a farinha e o cacau e acrescente, misturando levemente para não perder a aeração. Coloque na forma preparada e leve ao forno por uns 15 a 20 minutos. Faça o teste do palito. Espere amornar e desenforme. Deixe esfriar completamente.

Volte o bolo para a forma (como usei forma normal, forrei com papel alumínio para ficar mais fácil na hora de desenformar depois de montada). Umedeça com a mistura de café e conhaque. Se achar a mistura forte, pode ralear com água e açúcar.

Para a trufa, derreta o chocolate e reserve. Bata o creme de leite até virar chantilly e incorpore suavemente o chocolate derretido. Coloque toda a trufa sobre o bolo. Leve à geladeira até endurecer.

Decore com o cacau e o açúcar de confeiteiro. Sirva gelada.

Dica
1 - Para desenformar, é bom que a torta esteja bem firme. Deixe alguns minutos no freezer antes.
2 - Para servir, se estiver muito dura ao cortar, use uma faca aquecida.


Clique para comprar pelo Submarino.

Comentários

Figos & Funghis disse…
Oi Pauli, que delícia de torta. E ficou linda, parabéns!
Bjos
Mais uma boa receita doce... quem sabe um dia eu animo de me aventurar nessa área da culinária... Quando eu vejo, fico torcendo pra aparecer alguém disposto a fazer pra mim, porque aqui só sai comida de sal rsrs!
Beijo!

Postagens mais visitadas