Biscoitos do Coração



Estou numa fase de doces agora... Chocolates, bolos, cupcakes e biscoitos. Ah, os biscoitos! Acho que fiz umas quinhentas unidades nos últimos dias. É que eles rendem muito. Primeiro tentei os tradicionais (nos EUA) biscoitos de gengibre. Alterei a receita e ficou mole demais, só tive paciência pra cortar o suficiente para uma assadeira. Mas ficou uma delícia, a Letícia, o Jeff e o Zé aprovaram. Não desisti, fui tentando outras receitas até acertar, não foi difícil não, na segunda já deu certo. Enchi um potão com os biscoitos, ficou lindo, devia ter tirado foto. Daí recebi uma encomenda de lembrancinhas comestíveis para um Encontro de Casais, pensei logo nos biscoitos, mas com uma pitada de romance: forma de coração e recheio de ganache. Normalmente não se usa recheio, mas porque não? Ficou uma gracinha não acham?

A receita dos biscoitos é do The Cookie Shop, blog delicioso e cheio de guloseimas pra lá de lindas! Fiz pequenas adaptações, mais no preparo do que nos ingredientes. A ganache é a que eu costumo fazer mesmo.



Biscoitos do Coração

Ingredientes
- 100g (1/2 xícara) de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
- 1/2  xícara de açúcar
- 1 ovo (em temperatura ambiente)
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 2 xícaras de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha (Acrescentei essência de amêndoas também).

Preparo
Peneire a farinha , o sal e fermento em uma vasilha e reserve.

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar fofo e branquinho. Junte o ovo e a baunilha e bata até ficar cremoso. Junte a mistura de farinha aos poucos e continue batendo em velocidade baixa somente até a farinha sumir na massa. Se ficar muito pesado para bater com a batedeira, misture com uma espátula grande ou com as mãos, mas sem trabalhar muito.  Junte a massa numa bola e embrulhe em plástico. Amasse para formar um disco e deixe descansar na geladeira por uma hora (acho que esqueci dessa etapa, mas deu certo).

Preaqueça o forno a 180 graus. Numa superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo também polvilhado, até ficar com 0,50cm de espessura. Corte com o cortador de biscoito e transfira  para uma assadeira de alumínio (eu forrei com papel manteiga, super prático). Não precisa untar. Amasse os retalhos e corte tudo de novo, até acabar a massa ou a sua paciência (haja paciência!).

O tempo de forno depende também do tamanho e formato dos biscoitos, mas dê uma olhada depois de uns 8 a 10 minutos (no meu forno demorou mais). Se eles estiverem douradinhos nas bordas, retire do forno e deixe esfriar um pouco na forma e depois transfira para uma grade. Deixe esfriar completamente. O rendimento varia muito pelo tamanho dos biscoitos, mas vamos chutar em umas 50 unidades de 8cm (o meus renderam 60 coraçõezinhos).

Ganache para o recheio
Ingredientes
- 125g de chocolate meio amargo
- 100 g de creme de leite

Preparo
Derreta tudo junto no microondas (potência média) ou em banho-maria até que fique homogêneo. Coloque em saco firme (usei aqueles de guardar comida no congelador, mas pode ser qualquer um desde que seja firme) e leve à geladeira para endurecer um pouco.

Corte a pontinha do saco, cubra quase todo o biscoito e coloque outro por cima. Vai sobrar ganache, mas isso não é problema né!

Agora é comer com um cházinho ou café passado na hora. Como diz o meu marido, o rendimento é de no máximo quinze minutos (rsrsrsrs). Se sobrar, guarde em um pote fechado e bem bonitinho!

Comentários

Naay Carvalho disse…
Que fofo! Quanta coisa gostosa eim... :D Quando precisar de inspiração já sei onde procurar!!

Beijooo
Unknown disse…
nossa prima qd vc me falou do seu blog ñ imaginei q fosse tão lindo e cheias de coisas gostosas. ha ja sei o q fazer agora nas minhas horas vagas(cozinhas)te amo linda.

beijossssssss

Postagens mais visitadas